artritereumatoide fibromialgia lupus reumatologia artrite fisioterapia artrose autoimune espondiliteanquilosante reumato saude doen doencasautoimunes esclerodermia psoriase medicina reumatologista hashimoto osteoporose reumatismo tendinite urologia crohn doencascronicas doencasraras espondilite lupusawareness alimetacaosaudavel andrologia corticoide
Metotrexato, um medicamento inesquecível ⠀
.⠀
Toda segunda-feira pela manhã, durante 4 anos, eu tomei #MTX, comecei com doses pequenas e cheguei a dose máxima que é de 10 comprimidos por semana (25 mg), deixei de tomar #MTX em 2009, retornei no final de 2010 + desenvolvi uma tosse alérgica e nunca mais voltei ao odiado e amado #MTX, porém, até hoje, toda segunda, me lembro que era dia dele, pois tomava na segunda e passava mal até pelo menos quinta, quando estava livre de seu efeito nauseante, já estava chegando perto da próxima dose, sem contar que não tinha fio de cabelo que resistia, a queda de cabelo era uma constante, o mal esta estar frequente e a intolerância alimentar influenciava bastante o paladar.⠀
.⠀
Para lidar com os efeitos colaterais do #MTX, tomava bastante água, chupava laranja gelada e tomava suco de limão, isso ajudava muito com as náuseas. Todos os efeitos colaterais eram suportáveis, pois o efeito de controle sobre a #ArtriteReumatoide eram #Fantástico, dor sob controle não tem preço!⠀
.⠀
E pra você, como é sua semana de #MTX? Como vc lida com os efeitos colaterais?⠀
.⠀
#ColunasDaPri #MaisLidasDaSemana
➡️Doses que vão até 10.000 ui por dia de vitamina D, são DOSES FISIOLÓGICAS, ou seja, são apenas para suplementação, correção realista da deficiência de vitamina D.
.
➡️Acima de 10.000 ui por dia, são DOSES TERAPÊUTICAS, ou seja, altas doses de vitamina D utilizadas como TRATAMENTO, conforme o Protocolo Coimbra.
.
.
❓Há muitas dúvidas quanto a dieta, hidratação, entre as pessoas que não fazem o tratamento, esses cuidados são necessários apenas para quem toma as doses terapêuticas de vitamina D.
.
.
.
#protocolocoimbra
#VitaminaD #dosesterapeuticasvitaminad #dosesfisiologicas #suplementacao #hormoniod #saudeparatodos #vitaminadnasaudepublica #doencasautoimunes #dorcronica #esclerosemultipla #coimbraprotocol #brasil #vitamind #drcicerocoimbra #artritereumatoide #artritepsoriasica #ar #em #artrites #psoriase #lupus #vitiligo #espondiliteanquilosante #fibromialgia #porumaoutraterapia #drcicerogallicoimbra #achavebrasileiradasdoencasautoimunes
Eu tenho recebido muitas perguntas a respeito da Síndrome do Intestino Irritável e tenho recebido muitas pessoas com essa síndrome no meu consultório também. A Síndrome do Intestino Irritável muitas vezes é confundida com a Doença Inflamatória Intestinal (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn), que é uma doença autoimune.
A Síndrome do Intestino Irritável tem como característica principal a dor e o desconforto abdominal e também alteração na frequência e consistência da evacuação. Aqui não há o componente da autoimunidade, a sua causa é desconhecida e está bastante relacionada ao estresse. Eu mesma já atendi alguns casos que se originaram depois de um longo e estressante tratamento para endometriose. Ansiedade e depressão também estão muito presentes.
O diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável é feito através de sinais clínicos e o tratamento é sintomático. Como assim Alessandra? O tratamento é feito com medicamentos e cuidados específicos na alimentação na fase aguda da doença.
Como os sintomas aparecem geralmente em momentos de estresse, uma dica que eu sempre dou para os meus pacientes é: esteja presente para os seus pensamentos e sentimentos diante dos desafios da vida.
No próximo post eu vou falar sobre algumas particularidades na alimentação de quem tem a Síndrome do Intestino Irritável.
Então marque aqui aquela pessoa que precisa conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
Saúde e paz!
#maisvida #saudeebemestar #saude #nutricao #nutricaointegrativa #alimetacaosaudavel #doencaautoimune #doencaceliaca #hashimoto #lupus #artritereumatoide #psoriase #fibromialgia #retocolite #doencainflamatoriaintestinal #crohn #sindromedointestinoirritavel #intestinoirritavel
#Repost @drthiagoreumato
• • • • • •
♂️ Até 90% dos pacientes com Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) ainda não foram diagnosticados, mas... Você sabe o que é SFC?
.
♂️ A SFC, também chamada de Encefalomielite Miálgica, é uma doença rara de causa desconhecida, acometendo até 0,3% da população. 70% dos pacientes com SFC são #mulheres.
.
♂️ Até 80% dos pacientes com SFC desenvolveram a doença subitamente após uma doença infecciosa, como gripe, pneumonia, herpes ou viroses outras que têm sintomas semelhantes à gripe.
.
♂️ Os principais sintomas são: exaustão persistente, comprometimento de funções cognitivas (raciocínio, memória, aprendizado, etc), dor crônica e sintomas gripais. .
♂️ Outros importantes sintomas são aqueles relativos a alterações do sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla nossos batimentos cardíacos, pressão arterial, sudorese, funcionamento intestinal, dentre outros. Sendo assim, sintomas frequentes da SFC são queda acentuada da pressão ou taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) importante ao ficar de pé. .
♂️ Pessoas com doenças autoimunes (DAI) ou imunodeficiência também estão mais predispostas a desenvolver a SFC. Até 41% dos pacientes com SFC têm história familiar de doenças autoimunes, 20% têm #tireoidite de #Hashimoto (DAI da tireoide) e até 77% também parecem ter #fibromialgia associada. ♂️ Ao que parece, a #fadiga ocorre por ativação de células do sistema nervoso central envolvidas com inflamação local – micróglia. Sim, aquelas mesmas células ativadas em pacientes com fibromialgia do nosso pots “Fibromialgia: o cérebro inflamado. A baixa da serotonina no tecido nervoso também parece estar relacionada.
_________________________________
Saiba mais em
www.drthiagoferreira.com.br
www.youtube.com/reumatotv
_________________________________
#Reumatologia #Reumatismo #ArtriteReumatoide #Saude #Medicina #BemEstar #Exercicio #Espondilite #VidaSaudavel #Autoimune #Dor #Psoriase #Lupus #FadigaCronica #fibromialgia
...”A fé é como uma luz capaz de iluminar você até os seus sonhos.” ☀️
.
.
...Para esta semana desejo fé, pensamento positivo e força para continuar lutando.♀️️♀️
.
.
...uma semana abençoada para todos nós
.
.
... de ontem, porque a realidade hoje é outra
.
.
#corredoraamadora #viciadosemcorridaderua #loucosporcorrida #vitaminad #protocolocoimbra #artritereumatoide #vencendoador #vencendoaartrite #euescolhicorrer #maniadecorrida #corredores #correrecompartilhar #vemquetemcorre #bloggerrunbrasil #amigoscorredores #SempreJuntos #estilocorrida #lesaodecorrida #recomeçar #lesaonomenisco #sejaluz #pordosol #fe #vaidartudocerto
"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (II Coríntios 4:18)
#dorcronica #dor #dores #dorescronicas #fadiga #fadigacronica #sofrimento #insonia #dormuscular #fibromialgia #tendinitecronica #lupus #doencaautoimune #hashimoto #artritereumatoide #exaustao #espondiliteanquilosante #cansaco #miosite #semprecomdor #muitador #esperanca #jesus #deus #fe #tempo #umdiadecadavez #devagaresempre #juntossomosmaisfortes #indesistiveis
✨Leitura de Junho 5⭐ || O Dia em que você chegou || Nana Pauvolih || Romance Contemporâneo
⠀
O dia em que Valentim chegou na vida da Angelina, ele se apaixonou à primeira vista, ela também, eu me apaixonei pelo Valentim e duvido que quem ler este romance lindo e emocionante também não se apaixone! Mais uma vez a autora escreveu uma história de amor trazendo uma temática importante com toda propriedade e sensibilidade. Os livros ensinam e este com toda certeza me ensinou que temos que dar valor as pequenas coisas da vida que na verdade são enormes, uma delas é: não sentir dor para fazer as coisas mais básicas! Como ter saúde é uma dádiva divina gente!
⠀
A Angelina sofre com uma doença autoimune e acompanhar a sua luta diária é de partir o coração. O Valentim mostrou seu amor incondicional desde o início. Eu só te digo uma coisa: você precisa ler este livro
⠀
Sinopse: Angelina Porto aprendeu desde cedo como a vida poderia ser difícil. Perdeu a mãe na infância, o pai na adolescência, não tem parentes vivos. Encontrou refúgio na casa da amiga de escola e vizinha, Lila, sem imaginar o que o destino ainda reservava para ela. O sofrimento piorou quando desenvolveu uma doença que causa muita dor e demora a ser diagnosticada.
⠀
Anos depois, com seus movimentos comprometidos, membros deformados, ela precisa aprender a conviver com a Artrite Reumatoide avançada, com as limitações e decepções que a doença traz para sua vida. Insegura, introspectiva e realista demais, Angelina não quer ser fardo para ninguém e se conforma em viver sozinha. Até conhecer Valentim Mattos Guerra no Dia dos Namorados.
⠀
Valentim é o oposto dela em tudo. Um homem feliz, de bem com a vida, esportista, agitado, que ama o sol, o movimento e o prazer. Ele engole a vida como se ela estivesse ali para ser saboreada sem medo. Vem de uma ótima família, é amado, querido, tem muitos amigos e mulheres apaixonadas. Um privilegiado. Um encontro inesperado, uma troca de olhares que faz o tempo parar e une duas pessoas completamente diferentes. Uma faísca carregada de desejo, incerteza e mistério mexe com Valentim e Angelina e, por um momento, nada parece impossível. Compre no link na bio.
⠀