criacaocomapego maternidadereal maternidade maedeprimeiraviagem maedemenina maternidadecomamor ootd boanoite maedemenino amor disciplinapositiva riodejaneiro bebe bebesestilosos bebesfofos bebeslindos vidademae baby familia goodnight instadaily instagood instapic maeblogueira maeefilha maternando maternidadecomapego momanddaughter momblogger photooftheday carregandotoddler
Não sou forte o tempo todo. Eu choro.
Não sou um poço de gratidão. Tenho meus dias ruins.
Não sou perfeita. Eu erro. E erro muito.
Não sou uma fortaleza. Eu desabo, me canso, me estresso.
No fim das contas, todas somos mães reais. Com questões internas e externas, com medos, com superações e infinitas fases. Cada uma com seu jeito, suas particularidades, seus recomeços.
Mas todas reais. ✊✨
.
Autora: @maesolonareal
#repost @afetoeducar
・・・
Uma das maiores queixas e desafios de quem opta por métodos educacionais mais conscientes e respeitosos é lidar com o cansaço.
A carga mental e emocional de criar alguém para o mundo quando você mal pode olhar para si é uma tarefa árdua no processo de criação. Ter que lidar com as problemáticas familiares e conciliar casa, estudo, trabalho, entre outras coisas, pode, muitas vezes, nos tirar do eixo de equilíbrio. Nessas horas, muitas vezes o nosso lado instintivo (e reativo) predomina em relação ao lado consciente.
Educar alguém, moldar, ser espelho não é uma tarefa fácil e nem se encaixa como receita de bolo o tempo todo.
O acúmulo de funções é uma realidade nessa sociedade maluca que cobra que mães sejam super mulheres o tempo inteiro.
Não raro, uma das doenças mais comuns entre educadores é a Síndrome de Burnout, uma enfermidade que se manifesta devido a um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema resultado do acúmulo excessivo em situações (geralmente de trabalho - o que não deixa de acontecer na criação) que são extremamente estressantes ou exigentes emocionalmente, demandando muita responsabilidade, especialmente em áreas como educação e saúde.
Quando mães me perguntam ou comentam comigo que não podem usar métodos como disciplina positiva e comunicação não-violenta porque são "impacientes", eu lhe lembro que a maior inimiga desses métodos é a exaustão. Isso não faz de você uma pessoa incapaz de lidar com seu filho de forma amorosa e respeitosa. Isso só faz de você humana. É nessa hora que a rede de apoio deve se fazer presente. É nessa hora que você deve colocar a máscara de oxigênio primeiro em você. É nessa hora que aqueles momentos de autocuidado são tão importantes.
Se você perdeu a paciência com sua cria, não se culpe. Reconheça como algo seu (e não dela), peça desculpas, tente se cuidar e recomece. Um passo de cada vez. Estamos todos aprendendo.
#maternidade #criacaocomapego #disciplinapositiva #afetoeducar #educaco #educacaoinfantil #cnv #comunicacaonaoviolenta
A melhor maneira de começar a semana é agradecendo a Deus pela nossa vida. Hoje fomos andar de bicicleta no parque e a cada pedalada ia agradecendo a Deus por estes momentos com meu filho. Hoje eu valorizo o amor ❤️
.
.
#Amor .
.
#Paternidade #park #sp #splover #trip #tour #passeiocomcrianca #kids #bike #criacaocomapego
Vamos de tema polêmico hoje!
Sim, eu faço cama compartilhada. Amooo acordar com minha grudinho ao meu lado, mas será que isso é o certo a fazer? Existe certo e errado? Tem uma forma “mais correta” pra fazer isso? Vamos conversar um pouquinho mais...
.
Os bebês precisam de contato físico, sentem-se mais seguros quando estão perto de suas mães, além da necessidade da amamentação. A Associação Americana de Pediatria recomenda que as crianças durmam até 1 ano no quarto dos pais, como prevenção de morte súbita! Então a cama compartilhada parece perfeita né?
.
Calma! Alguns fatores devem ser levados em consideração antes de tomar essa decisão. Compartilhar a cama é CONTRA INDICADA nos seguintes casos;
.
Bebês menores de 5 meses;
Bebês prematuros ou baixo peso;
Pai ou mãe fumante;
Pai ou mãe usuário de medicamentos calmantes, ansiolíticos ou antidepressivos;
Pais obesos;
Uso de bebida alcoólica;
Pessoas que não sejam pai ou mãe;
.
Qual seria o cenário SEGURO?
Bebê com barriga para cima;
Superfície firme, sem almofadas, pelúcias ou cobertores próximo ao bebê;
Não pode haver lacunas ou espaços onde o bebê pode cair, ficar preso ou sufocar;
Nunca dormir em sofás ou poltronas;
Prender o cabelo da mãe, caso seja comprido.
.
O mais importante: essa decisão deve ser da família e todos devem estar felizes com a cama compartilhada. Caso haja alguma insegurança, a melhor opção é fazer co-sleeper, ou seja, acoplar um bercinho ao lado da cama, onde o bebê fique próximo da mãe, mas não na mesma superfície!
.
Tenha um pediatra pra chamar de seu!
Dra Larissa Borges
Pediatra e mamãe da Maya.
.
#maternidadereal #amamentacao #maepediatra #maternidade #maedeprimeiraviagem #pediatria #maedemenina #mundocorderosa #cuidadoscomobebe #babymaya #desenvolvimentoinfantil #criacaocomapego #camacompartilhada #afeto #coloévida #maternandocomamor #pediatriacomamor #pediatriabaseadaemevidências #camacompartilhadasegura #mortesubita
Se tem uma brincadeira que eu não gosto é essa...
Ela arrumou tudo e me chamou: "- mamãe, vem brincar de salão comigo, você vai amar!"
Eu olhei pro lado e o papai estava com aquela cara de: "se lascou, Mamãe" rs .
Minha vontade era: "Aaaah não Manuela, não gosto dessa brincadeira. Deixa a mamãe quietinha." Mas... fui lá, fui fazê-la feliz...E como ficou feliz!
E isso, me ensina sempre que a presença vale muito mais que um presente!
.
Maternidade tb é isso: se jogar naquilo que não gosta, pra ganhar aquilo que ama: um sorriso do filha!
.
.
.
.
#maternidadediaria #maternidade24h #brincandodeboneca #brincandodemake #maedemenina #criacaocomapego #criancafeliz
Olhe para o lado, você não está sozinha.
Ainda que não exista nenhum resquício de esperança aí dentro, você não está sozinha. Às vezes o cansaço pode te impedir de vislumbrar o futuro com otimismo, mas você não está sozinha. O peso da culpa pode parecer o fim da linha, você pode achar que o medo é a sua única companhia.
Você não está sozinha.
Eu gostaria de te dizer coisas bonitas, mas sejamos sinceras: não há beleza em estar cansada, sobrecarregada, esgotada. Simplesmente não há.
O que eu posso te dizer — do fundo do meu coração — é: você não está sozinha.
Em algum lugar dessa cidade existe uma mulher enfrentando os mesmos monstros que você. Em algum lugar desse mundo existe uma mulher sentindo medo, cansaço e culpa nas mesmas proporções que você. Em algum lugar desse mundo existe uma mãe lutando incansavelmente para voltar a ocupar seu lugar, para voltar a se sentir útil. Em algum lugar desse mundo existe uma mãe que encarou incontáveis dificuldades e hoje grita, de pulsos firmes, que superou o que lhe fazia mal. Em algum lugar desse mundo existe uma mãe sentindo e vivendo na pele coisas que só a maternidade solo pode explicar.
Por isso, mãe solo, ouça o seu coração: você não está sozinha.
Indo mais além, tocando na mais intensa forma de expressar o verdadeiro sentido da vida, exemplificando o que realmente vale a pena:
Olhe para o lado, você não está sozinha. Ao seu lado existe alguém que lhe ajuda a caminhar, dia após dia, em busca da felicidade. Ao seu lado existe o amor em sua forma mais genuína. Ao seu lado existe um filho. Ao seu lado existe uma razão. Ao seu lado existe alguém que, diariamente, te impulsiona a juntar os cacos e a seguir em frente.
Mãe solo,
Você não está sozinha!
.
Autora: @maesolonareal
A maternidade e a paternidade nos trazem um misto de emoções e sentimentos e nos colocam frente a frente com nossos maiores desafios de comportamentos. Temos que ter cuidado com algumas atitudes que tomamos na frente dos nossos filhos, porque podemos estar influenciando um comportamento que tentamos modelar. Então, quando vocês estiverem em processo de desfralde com a criança, cuidado para não cometerem esses erros:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❌ Fazer o desfralde de forma precoce. Iniciar o desfralde quando a criança ainda não está pronta pode gerar angústia, nervosismo, frustração e sensibilidade na criança e nos pais. Cada criança tem seu tempo, observe se seu filho apresenta os sinais corretos para dar início a todo o processo.
❌ Punir os escapes. Xixi e cocô fora de hora, na cueca/calcinha e ausência de avisos que irá evacuar são etapas normais do desfralde. Não puna seu filho por isso, ele está aprendendo. É um processo e como qualquer aprendizado requer paciência de todas as partes envolvidas.
❌ Deixar por conta da criança avisar que quer ir ao banheiro. Muitas vezes, as crianças estão no meio de uma brincadeira ou de algo importante para elas e elas não irão avisar que querer fazer suas necessidades e assim, os escapes serão mais frequentes. Cabe, pois, aos adultos ficarem lembrando as crianças de irem ao banheiro para que não haja frustração frequente.
❌ Não acorde a criança para fazer xixi a noite. O desfralde noturno é um processo de maturação, acordar a criança a noite só gera cansaço físico e emocional - nas crianças e principalmente nos pais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tenha calma e confiança no processo do seu filho. Tenho certeza que quando os pais, a criança e a escola tem respeito pelo processo do desfralde, tudo ocorre de maneira mais leve e feliz.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
marque um pai e uma mãe
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#parentalidade #educarcomamor #criandofilhosfelizes #criacaocomapego #maternidadecomafeto #disciplinapositiva #educacaocomamor #educandofilhos #desfralde #desfraldeinfantil
Banhamos pequenos corpinhos, alimentamos boquinhas sem dente. Protegemos. Vamos conferir se estão respirando no berço. Acudimos choros. Seguramos com amor e o coração apertado na hora das vacinas. Aprendemos a ninar no ritmo que eles gostam. Brincamos deitadas em tapetes coloridos de EVA. Damos bom dia cantando músicas. Colocamos incontáveis vezes mini meias em pezinhos que mais parecem bisnaguinhas. Seguramos mãozinhas até eles conseguirem caminhar com as próprias perninhas. Incentivamos. Colocamos as mãos em todas as quinas enquanto eles caminham ainda sem jeito pela casa. Abraçamos forte depois dos tombos. Entretemos e fazemos palhaçada para eles enquanto cozinhamos. Levamos tanto no parquinho que já sabemos o caminho até de olhos vendados.
Chamamos eles por apelidos engraçadinhos com voz de boba. Assistimos 20, 30, 40, 50 vezes o desenho preferido.
Acudimos o que for. Viroses, febres, noites de tosse, pesadelos e tombos que vão parar no hospital. Fazemos cafuné, damos milhares de beijos e muito, muito colo.
Estamos do lado e de olhos atentos na adaptação da escolinha e na da natação.
Apresentamos o mundo. Levamos no teatro, na praia, no parque, no cinema, na casa dos avós, nos aniversários dos amiguinhos.
Cuidamos dia e noite, noite e dia. Sem folga. Sem trégua. Sem fim de semana. Sem feriado. Dia e noite, noite e dia. Sem parar. Sem saber se eles vão lembrar o que fizemos por eles.
Na minha opinião essa é das coisas mais lindas sobre ser mãe. Fazer sem desejar nada em troca. Cuidar, proteger, incentivar com a certeza de que muitas coisas eles não vão lembrar.
E quem se importa se eles irão lembrar quando brota do nosso coração o maior amor que se pode dar?
Talvez eles não se lembrem, mas nós sim.
Texto: @maeforadacaixa
Autora dos livros: Mãe Fora da Caixa e Mãe recém-nascida
#maternando#maternidadereal#maeforadacaixa#maeportempointegral#igmaterno#textosmaternos#mundomaterno#educar#criacaocomapego#maedemenino#maedehomem#curtidafeliz
Depois da quarta ou quinta vez que levantei de madrugada para atender alguém chorando, a caçulinha pediu pra dormir na minha cama. Já comentei aqui que não gosto de trazer as crianças pra dormir comigo porque não consigo dormir bem e porque se todos quiserem, simplesmente não cabe. Mas Laura nunca pede, prefere a caminha dela, e com o cansaço e os 8 graus lá fora, cedi.
Ainda estava clareando quando fui acordada com uma mão na cara, acuada no cantinho da cama. O que você faria nesse caso? Chora, dorme de novo, leva de volta pra cama dela (e corre o risco dela acordar de vez)? Eu perdi o sono e fiquei olhando pra aquele rostinho lindo num soninho tão gostoso que esqueci todo o cansaço e sono acumulado. Só agradeci a Deus . Dizer que é, fácil, isso não é. Mas por eles vale a pena.
COMPARTILHE com aquela amiga que está passando por essa fase.
#5anossemdormir #sonodobebe #maternidadereal #maedemenina #maternidadefeliz #criacaocomapego #insoniamaterna #mãedetrês #maedetres #maternidade #sonodacriança #criacaocomamor #camacompartilhada #quartocompartilhado #cosleep #cosleeping