transtornoalimentar saudemental psicologia saude anorexia ansiedade nutricao obesidade bemestar bulimia depressao nutri qualidadedevida imagemcorporal psicoterapia ambulim autoestima comportamentoalimentar dieta emagrecer psiquiatria terapia alimentacao compuls distorcaodaimagemcorporal mindfuleating nutricionista psicologa vidasaudavel amorproprio rioclarosp
A ansiedade é um sentimento associado à preocupação excessiva com o futuro e ao medo de que alguma coisa possa sair do controle e acabar dando errado. Trata-se de uma reação biológica natural e instintiva, que dispara uma espécie de “alarme” quando o cérebro percebe que o indivíduo está sob algum tipo de ameaça ou situação desconfortável.
A ansiedade em seu estado normal é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, planejar futuro. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento.
Dependendo da frequência e intensidade dos sintomas, a ansiedade pode se tornar uma patologia de diversas formas: transtorno de ansiedade generalizada; transtornos mentais; transtorno alimentar; transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo dentre outros.
Quando o indivíduo está ansioso, uma onda de hormônios é disparada, fazendo com que a pessoa entre em um estado de luta-fuga, que prepara o corpo para uma reação. As principais sensações físicas associadas à ansiedade são:
.
.
✔ Dificuldade para respirar; ✔ Suor excessivo; ✔ Tontura; ✔ Tremores
✔ Batimento cardíaco acelerado. .
.
Busque ajuda especializada!
Faça terapia!
Camila Luz
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 150983
Contato 11 95153-0754 .
.
#camilaluzpsicologiacognitiva #terapiafazbem #qualidadedevida #saudeemocional #psicologiapositiva #terapiacognitivocomportamental #tag #transtornodeansiedade #psicoterapia #transtornoalimentar #sindromedopanico #depressãonãoéfrescura #transtornoobsessivocompulsivo #psiquiatria #tcc #saudemental #saudeemocionalemfoco #ansiedadegeneralizada
A distorção cognitiva que a prática de dietas tem feito na cabeça das pessoas sobre o consumo de carboidratos é assustadora. Certos pensamentos e o medo de comer que antes era visto apenas em pessoas com transtornos alimentares, hoje está cada vez mais comum, o que chamamos de comer transtornado.
O carboidrato é o culpado por TUDO e todos os quilos a mais. Ele tem sido o culpado por todos os males que acometem à saúde, isso sem sequer questionar a quantidade e/ou a qualidade desse alimento.
Se um tempo atrás o problema era o pobre pãozinho francês, a massa ou o doce... hoje em dia é arroz, batata, feijão, banana, manga, uva. Isso é bem sério.
Ter medo de comer carboidrato não é normal. Pensar que carboidrato engorda, não é normal. Sentir culpa por comer carboidrato, não é normal. Isso sem falar no endeusamento das proteínas! Ahh, essas estão liberadas e está tudo bem, não tem problema se comer em excesso. O problema da vida é o carboidrato a mais.
Se você se identifica com esse jeito de pensar sobre os carboidratos, procure um profissional que possa te ajudar.
O que tem motivado a melhorar minha relação com a comida é pra poder viver momentos assim.. sentar na escada do mercado da cidade e experimentar a comida local e não pensar em culpa, em números, em compensar. Saúde não é só o que você come, é o que você sente enquanto e depois que come
⠀⠀
Aprendendo, aos poucos, tropeçando.. que a minha melhor versão sempre será a que estou vivendo uma vida completa, presente de corpo e alma.
⠀⠀
PS: Boston, estou encantada. E esse lobster roll com manteiga foi uma das melhores coisas que já comi
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
#eatingdisorderrecovery #transtornoalimentar #saudemental #saudementalimporta #comportamentoalimentar #alimentacaointuitiva #vidasemdieta #autoestima #aceitacao #amorproprio
Não se afogue com seus afazeres, se programe, se organize e dívida suas tarefas. Você não é obrigada a dar conta de tudo. #terapiacognitivocomportamental #qualidadedevida #saudemental #psicologiaporamor #transtornoalimentar #naojulgue #anjosazuis #psycology #facaterapia #psicologapinda #amorpelaprofissao
Minha autoaceitação ainda é um processo em andamento, não vou mentir e falar que desencanei totalmente do meu corpo, mas estou no processo para ficar bem comigo mesma.
Vou falar da anorexia real pra vocês, até porque quero que meninas que estão passando ou pensam em entrar nessa, pensem muiiiito bem antes. A fome depois de alguns dias sem comer não incomoda mais, na verdade é até prazeroso se sentir vazia, é gostoso sentir aquela dor no estômago, parece que você emagrece mais e isso é o melhor, por isso vale a pena ficar 3 dias sem comer, vomitar toda vez que come algo, se entupir de água e chá para disfarçar a fome, fazer exercícios, mesmo seu corpo não aguentando, essa é a parte mais bonitinha dessa doença, mas vou falar a parte mais perturbadora. Sua pele e seu cabelo começam a ressecar, suas unhas ficam quebrando por falta de vitaminas no seu corpo. Seu estômago vai ter uma hora que vai ficar tão pequeno que tudo que comer vai automaticamente vomitar, você vai precisar ser alimentada com sonda, porque senão uma hora seu corpo não vai aguentar e seu coração vai parar. Você vai desmaiar sempre, seu corpo vai ficando tão fraco que até fazer as tarefas mais simples como lavar o cabelo, escovar os dentes, levantar da cama vai parecer impossível, você perde suas forças, seus músculos. Toda vez que ingerir um alimento só o que vem a sua mente é o tanto de calorias que ele tem, o quanto vai te engordar, mesmo não tendo nada para engordar. Você levanta pensando em comida e dorme pensando em comida. As pessoas ao seu redor você vai afastando, pois é muito difícil não comer quando se está com amigos. Sua família vai ficar extremamente preocupada e pensando “onde será que eu errei?”. Sabe, hoje eu tenho a consciência que estou doente, tenho que melhorar e que tenho pessoas ao meu lado me ajudando, mas antes eu tratava como se não fosse nada, é triste pensar que tem gente que ainda acha que isso é brincadeira ou pra chamar atenção, isso é sério, requer cuidados com especialistas se não tratado pode levar até a morte. Não tratem como se fosse algo bobo, deem a atenção que isso merece, ajudem, peçam ajuda, é muito mais fácil quando não se está sozinho.
Ontem eu comi demais. Hoje eu estou me sentindo mal (fisicamente) o dia todo: enjoo, aquela sensação de inchaço e peso, intestino desregulado - essas coisas que a gente sente quando o come em excesso. Mas o meu coração está tranquilo.
Agora imagina se, além de sentir tudo isso, eu estivesse me sentindo culpada. Será que se eu estaria conseguindo cuidar de mim? Será que se eu estivesse com raiva de mim mesma e me martirizando por não ter feito o "certo", estaria prestando tanta atenção no meu corpo neste momento? Será que se eu estivesse me xingando por ser "idiota", ou por eu "não ter jeito mesmo", teria a energia para me dar o amor próprio que eu preciso hoje?
Provavelmente não. Provavelmente eu estaria tão cheia de emoções ruins trazidas pela culpa, que eu só iria conseguir me concentrar nelas. Como uma criança quando tropeça e cai, e o adulto perto dela grita, xinga e manda engolir o choro.
Próxima vez que você comer demais, seja aquele adulto que te pega no colo, limpa o joelho ralado, e fala "Tudo bem, meu amor, vai passar. É só tomar mais cuidado da próxima vez!" É incrível o bem que a autocompaixão traz na busca de um comportamento alimentar mais saudável! .
.
.
.
.
#psicologia #psicologiaclínica #psicologiasistemica #comportamentoalimentar #alimentaçãointuitiva #autocuidado #nutricaocomportamental #transtornoalimentar #transtornosalimentares #amorpropio #autocompaixão