folclorebrasileiro folclore cultura culturabrasileira brasil agendacultural brculture culturacaipira cultural culturaviva festapopular lendasbrasileiras culturapopular arte folklore literaturainfantil saci curupira educa illustration ilustra riograndedosul aruandapelomundo br140519 catarse culturapopularbrasileira dance financiamentocoletivo folkloreargentino
A primeira Iara. .
.
Aiyra era uma índia guerreira, filha do pajé, tão habilidosa que desafiava os homens da tribo.
.
.
Os seus irmãos eram três e tinham muita inveja dela. Então, eles resolveram matar a irmã enquanto dormia.
.
.
Mas Aiyra não somente era linda, era uma das mais habilidosas guerreiras, e conseguiu vencer os irmãos na luta. Um a um, eles foram mortos pelo corte de sua adaga melada com veneno de sapo.
.
.
Enquanto o primeiro a ser ferido sentia dor insuportável, seguida por paralisia, Aiyra lutava com os outros, até que todos estivessem mortos no chão.
.
.
Aiyra sabia como seria a reação de seu pai ao ver os seus três filhos mortos. Então fugiu por dois dias seguidos, sendo caçada por todos os guerreiros da tribo.
.
.
Ao ser encontrada, com lágrimas nos olhos, o seu pai a tomou do cacique da tribo, amarrou as mãos e os pés dela, a colocou em um barco e a levou até o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Então o pajé jogou a filha nas águas para que morresse.
.
.
Aiyra descia vagarosamente, já sem enxergar nada pela cor das águas, e aos poucos entrava água por seu nariz, lhe causando asfixia.
.
.
Ela começava a perder a consciência, quando foi puxada por centenas de peixes, que a levaram à superfície. Mas ela não reagiu. Então os peixes a levaram às profundezas do rio, onde há fluxo de energia espiritual com plantas aquáticas, para que ela pudesse sobreviver.
.
.
A índia sobreviveu, mas havia se tornado metade mulher, metade peixe, por força da natureza.
.
.
Então Aiyra passou a se chamar Iara, a Senhora das Águas.
.
.
● NOTA IMPORTANTE: Esta história foi encontrada na internet em vários portais, mas não se pode ter convicçãode que seja a verdadeira história. Em livros confiáveis como os de Cascudo, o que se extrai é que a Iara é a sereia europeia e simboliza, com tom de pele branco, a sedução enganosa do europeu para com os índios.
.
.
#iara #folclore #folclorebrasileiro #folclorando #culturabrasileira #amazonas #livros #igliterario #instagood #instalivros #mundonerd #jovemnerd #lendasbrasileira #amolivros
São estes os 3 tipos de Sacis:
Pererês:
São pretinhos, e são os mais benevolentes. Usam gorro vermelho na cabeça, com o qual faz mágicas.
Triques:
São morenos e brincalhões. Assim como os Pererês, gostam de amarrar as crinas dos cavalos e fazem traquinagens.
Saçurás:
São Sacis de olhos vermelhos. Eles têm aparência mais maléfica, se assemelhando mais aos Sacis da origem, que eram malvados e comparados a demônios. .
.
Encontrado em:
Saci Pererê – Resultado de um Inquérito, organizado por Monteiro Lobato em 1917.
http://www.assombrado.com.br/2014/10/o-saci-origem-tipos-comportamento-como.html?m=1
https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Saci .
.
#sacis #sacipererê #sacitrique #sacisaçurá #curupira #Caipora #mulasemcabeça #cuca #sitiodopicapauamarelo #monteirolobato #folclore #folclorebrasileiro #fantasia #livrosdefantasia #livros #ficção #nerd #jovemnerd #capoeira #culturabrasileira #culturaindigena #culturaafro
A Mula Sem Cabeça.
.
.
Naquela época muitas mulheres foram amaldiçoadas, mas algumas sofreram um castigo peculiar.
.
.
Acontecia sempre quando uma mulher tinha relações amorosas com um padre, sendo ainda pior quando a fornicação era dentro de uma igreja. .
.
Com isso, uma maldição foi lançada por Deus a essas mulheres: passarão toda a eternidade sendo mula que tem fogo no lugar da cabeça,galopando pelos campos desde o sol de quinta-feira até o nascer do sol de sexta-feira.
.
.
É esta a forma que toma a concubina do sacerdote. Transforma-se em um forte animal, que galopa assombrando a todos com as suas chamas de maldição, isso porque a Mula Sem Cabeça lança chispas de fogo pelo buraco de sua cabeça.
.
.
As suas patas são como calçadas com ferro. A violência do galope e a estridência do relincho são ouvidas ao longe. Às vezes soluça como uma criatura humana.
.
.
A Mula Sem Cabeça corre sete freguesias em cada dia em que está transformada. Quando amanhece na quinta-feira, a mulher já se encontra no campo, o mais afastado possível da cidade. Se aproxima de alguma árvore, para ter em que apertar, e espera o processo de transformação, que surge mais forte a medida que a luz do sol toca o seu corpo.
.
.
Então primeiro ela pega fogo no corpo inteiro e sente a dor das queimaduras que duram alguns segundos. Depois o seu corpo se transforma em corpo de mula, após a sua cabeça desaparecer no fogo.
.
.
Ela enxerga por meio do fogo. E o seu sofrimento ameniza quando atormenta as pessoas que vê, podendo até matar.
.
.
》》 J. Simões Lopes Neto, Daniel Gouveia, Manuel Ambrósio, Gustavo Barroso, em “O Sertão e o mundo”.
.
.
______________________________________
Olha aí, Ketlen @ketlenvieira2904.
.
.
Olha aí, Hudson @hudson_uri, mostra ao teu filho! .
.
#mulasemcabeca #mulasemcabeça #saci #folclore #folclorebrasileiro #folclorando #culturabrasileira #culturaafro #culturaindigena #amazonas #curupira #caipora #lobisomem #livros #igliterario #instagood #instalivros #mundonerd #jovemnerd #harryportterbr #gameofthrones #lendasbrasileiras #mitologiabrasileira #sitiodopicapauamarelo #monteirolobato #acaciosouto #amolivros
Vitória-Régia (Lenda do #amazonas)
Todos naquela tribo amavam a Deusa Jaci, a Deusa Lua. Não havia quem sentisse o brilho inspirador de Jaci sem desejar estar perto dela.
.
A Deusa Jaci se encanta com o que é belo, e foi assim com a índia Naiá, que amava tanto a Lua que sonhava com o dia em que fosse levada ao céu para ser estrela. .
Essa paixão virou obsessão, de modo que Naiá não mais queria comer nem beber, apenas admirar a Deusa Lua.
.
Mas Naiá tinha um pretendente, um guerreiro assim como ela, chamado Pité, que não conseguia vencer a maior de suas batalhas: conquistar um coração.
.
.
Numa noite em que o luar estava muito bonito e forte, Naiá chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que a Deusa havia descido do céu para se banhar ali. .
.
.
Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Percebendo ser uma ilusão, tentou voltar, mas morreu afogada.
Pité ficou desolado, porque assistiu a morte de sua amada.
E então a Deusa Jaci transformou Naiá em uma estrela diferente das outras: uma estrela das águas, a Vitória-Régia.
É sobretudo por isso que as flores perfumadas e brancas da Vitória-régia só abrem durante à noite.
A pedido de: @vitoriasilva9958 ◇
#ler #leitura #amoler #instalivros #igliterario #lendo #boaleitura #mulasemcabeça #capoeira #folclore #folclorebrasileiro #culturaafro #cuca #amazonia #saci #livros #iara #nerd #amazônia #ficção #culturabrasileira #mitologia #jovemnerd #mundonerd #monteirolobato #sitiodopicapauamarelo #lendasbrasileiras #gameofthrones #vitoriaregia
.
.
Obrigado por nos mandar, Sara (@saralps.1)
.
•••••••
#Repost @tirinhasinteligentes
.
.
#folclorebrasileiro #folclorando #folclore #acaciosouto #lobisomem #quaresma #licantropo #mauriciodesousa #tirinhas #quadrinhos #humorinteligente #tirinhasinteligentes #humor #comics #cartoon #cartoons #hq #webcomic #tiras
SEMANA DOS LOBISOMENS.
.
.
As Fadas dos Lobos.
.
.
Os portugueses trouxeram ao Brasil a história dos lobisomens e das Peeiras, também conhecidas como as Fadas dos Lobos.
.
.
Mas diferente dos lobisomens, a história das Peeiras não vingou por aqui, sendo conhecida em poucos lugares.
.
.
As Peeiras são fadas ou espíritos do sexo feminino que são protetoras dos lobos, habitantes das florestas escuras. .
.
Uma mulher pode se tornar uma peeira ao ser chamada pelo uivo de um lobisomem ou então por ser a sétima filha.
.
.
O mais provável é que uma Peeira seja simplesmente uma jovem que convive com lobisomem, o protege, cuida e até mesmo o controla.
.
.
A Fada de Lobisomem também pode ser um espírito duma jovem mulher que, com os seus cães-fantasmas, seduz os homens e os leva para o terror do Lobisomem.
.
.
Com as suas garras grandes e afiadas, corta a garganta da vítima e a vê sangrar até a morte. .
.
Uma coisa é fato: as Peeiras costumam ser mais cruéis que os próprios Lobisomens. É comum na beira das estradas próximas de florestas atraírem os homens para a morte. .
.
》》 Curiosidade: Em Portugal ainda é uma entidade bastante forte. Não é considerada lenda brasileira. .
.
#licantropo #licantropos #lobisomens #lobisomem #quaresma #peeira #fadasdoslobos #folclore #folclorebrasileiro #lendasbrasileiras #monteirolobato #livrosdefantasia #livros #livronovo #livrosnovos #livroseleitura #livroseleituras #livrosemaislivros #livrodecabeceira #livrododia #livroseleituras #amolivros #amolivro #euamolivros #ler #leitura #amoler #instalivros #igliterario
《Vire para o lado》
.
.
SEXTOUUU
Tirinha da Turma do Xaxado. Além de engraçada, nos ajuda a refletir sobre como influenciamos mais e somos mais influenciados a consumir outras culturas e desvalorizar a nossa. .
.
Amo Pokémons! Amo Sacis! Vamos falar de folclore às novas gerações!
.
.
E vamos #folclorando.
.
.
#folclorebrasileiro #folclorando #folclore #acaciosouto #lobisomem #quaresma #licantropo #mauriciodesousa #tirinhas #quadrinhos #humorinteligente #tirinhasinteligentes #humor #comics #cartoon #cartoons #hq #webcomic #tiras
As Aparições de Anhangá.
.
.
Lembra de Anhangá, o Deus do Submundo? Ele é protetor maior de todos os animais. A ele parece estar afetos o destino da caça e da pesca. Sendo apenas alma, assume diversas formas, a depender da pessoa para quem ele aparece.
.
.
Por isso é chamado “Anhangá”, que significa Alma que Corre ou Alma Errante dos Mortos. Ele pode aparecer como pirarucu-anhangá, jururá-anhangá e tartaruga. Ainda pode aparecer na forma de um pássaro (galinha do mato), macaco, morcego, rato etc..
.
.
A sua forma mais comum de aparição é como um portentoso veado branco, com chifres cobertos de pelos e olhos de fogo.
.
.
Anhangá traz para aquele que o vê ou ouve prenúncio de desgraça. Os lugares onde ele aparece se tornam mal-assombrados. Olhar em seus olhos leva à loucura.
.
.
Pode comparar o seu poder ao de outros protetores da fauna? Não. Apenas o assovio de Anhangá faz a caça desaparecer por encanto.
.
.
▪ Câmara Cascudo, Luís da. Geografia dos Mitos Brasileiros.
▪Câmara Cascudo, Luís da. Lendas Brasileiras. Rio de Janeiro: ed. de Ouro, 1984. .
▪ Bezerra, Ararê Marrocos; Paula, Ana Maria T. de. Lendas e Mitos da Amazônia. Rio de Janeiro: Demec, 1985. .
.
#anhangá #veadobranco #deusdosubmundo #diabo #inferno #saci #folclore #folclorebrasileiro #folclorando #culturabrasileira #culturaafro #culturaindigena #amazonas #curupira #caipora #lobisomem #livros #igliterario #instagood #instalivros #mundonerd #jovemnerd #harryportterbr #gameofthrones #lendasbrasileiras #mitologiabrasileira #sitiodopicapauamarelo #monteirolobato #acaciosouto #amolivros
Boitatás: a origem. ◇
◇
◇
Houve uma época sombria, quando as matas ficaram na escuridão, sem a luz do sol. Houve fortes tempestades, o frio matava os animais, mas uma espécie de cobra restou viva mesmo sob intensa chuva.
.
.
Sem ter do que se alimentar, essas cobras, que já eram muito compridas, começaram a comer os olhos dos animais mortos, porque brilhavam no escuro. .
.
A cada dia se alimentando desses olhos, as cobras ficavam cada vez mais iluminadas e transparentes, aumentavam também de comprimento, de modo que, quando erguiam-se, alcançavam o topo das grandes árvores.
.
.
Essas cobras também começaram a produzir substâncias altamente inflamáveis. Passaram a armazenar essas substâncias na vesícula próxima à boca, onde já armazenavam veneno, liberando um jato ácido, que, ao reagir com outras substâncias, entrava em combustão: passaram a cuspir fogo. .
.
Passaram também a ter escamas rígidas, mais resistentes que armaduras de placas de aço, e olhos desenvolveram-se por todo o corpo. .
.
Daí então surgiram as Boitatás, as Cobras de Fogo, as mais temidas de todas as floresas. .
.
.
Ilustração Robson Michel.
◇
#folclorebrasileiro #folclore #boitatá #saci #curupira #lobisomens #lendo #lendasbrasileiras #mitologiabrasileira #mito #leitora #leitor #livronovo #livrosdeficcao #livromaislivros #gameofthronesbrasil #harrypotterbrasil #culturabrasileira #instagood #jovemnerd
Collecter les statistiques #FOLCLOREBRASILEIRO effectuez une recherche à l'obtention des statistiques (Aller à la sélection).