lugardemulher feminismo girlpower futebolfeminino joguecomoumagarota copadomundofeminina futebol equal feminism football genreequality girlsport igualdade igualdadedegenero mulher mulheresnapol woman womanfootball womansoccer womensoccer womenstrong bjjgirls empoderamento futebolfemininobrasil imprensapmmg jiujitsu lugardemulhereondeelaquiser
Brasileira desenvolve "plástico" biodegradável e comestível
Já imaginou que maravilha se o plástico deixasse de ser um problema ambiental? A Larissa não só imaginou como criou um plástico amigo do meio ambiente! Em sua iniciação científica, a engenheira de alimentos, Larissa Sandes, desenvolveu uma embalagem que se decompõe naturalmente em até 2 meses. Orientada pela professora doutora Cristiane Patricia de Oliveira, Larissa demorou 3 anos de estudo para chegar à composição ideal do material.
Larissa Sandes é engenheira de alimentos formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e em sua pesquisa de iniciação científica desenvolveu uma embalagem biodegradável, sustentável e comestível, que serve como um plástico filme, ideal para envolver frutas e outros alimentos.
Desenvolvidas a partir de amido de milho, quitosana e fécula de batata, as chamadas embalagens ativas têm espessura e força de um plástico filme de PVC, mas além de serem comestíveis, se decompõem no meio-ambiente em até 2 meses. Para se ter uma ideia, o plástico comum, feito a partir do petróleo, leva de 100 a 600 anos para se desintegrar e se decompor por completo. Além da alternativa comestível, há também uma mais resistente ainda feita a partir de BHT, um composto produzido por fitoplanctons, que também é biodegradável, porém não pode ser ingerido.
E as vantagens não param: além de se desintegrar mais rapidamente no meio ambiente, o plástico de Larissa prolonga a vida útil dos alimentos!
Faça ciência como uma garota!
.
#mulheresnaciencia #meninas #mulheres #feminismo #ciencia #educacao #empoderamento #empodereduasmulheres #quebrandotabu #cientista #lugardemulher #meioambiente #planeta #poluicao #sustentabilidade
Menina de 16 anos cria canudo biodegradável, comestível e maleável à base de inhame
Maria Pennachin, de 16 anos, desenvolveu um canudo biodegradável à base de inhame no laboratório do Colégio Estadual Culto à Ciência, em Campinas (SP). O biocanudo, como foi batizado, poder ser descartado na natureza sem causar prejuízos para a fauna e a flora.
O biocanudo não tem gosto de inhame nem de nenhum outro ingrediente que vai na sua "massa” e ele não dissolve no líquido. O grande diferencial deste canudo é o fato de além de ser ecológico, ser maleável, pois para pessoas com deficiência isso é fundamental.
A primeira conquista do projeto foi o 1º lugar na edição de 2018 da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), na categoria meio ambiente. Com isso, Maria vai apresentar sua criação em uma feira internacional em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em setembro!
Além de Maria, a equipe deste projeto é composta pelas duas professoras: Aloísa Morreto e Cláudia Caniati. Vitória das mulheres cientistas e do Brasil!
Faça ciência como uma garota
.
#mulheresnaciencia #meninas #mulheres #feminismo #ciencia #educacao #empoderamento #empodereduasmulheres #quebrandotabu #cientista #lugardemulher #meioambiente #planeta #poluicao #sustentabilidade
❤♀️♀️♀️❤ Bom dia com os sorrisos mais lindos que você verá passando pelo seu feed!!! ...
...
..
..
.
.
#tbt #pfem #pfems #pfemspmba #policiafeminina #força #garra #honra #mulheresnapolicia #mulheresnapoliciamilitar #mulheresdefarda #mulheresguerreiras #policialfeminina #policiaamiga #servirecuidar #policiabrasileira #servireproteger #contecomapmba #segurança #24horas #lugardemulher #pmbahia #pmba #pmba2019 #admiradorespmba #vouserpmba #pmbanacorrentedobem
Collecter les statistiques #LUGARDEMULHER effectuez une recherche à l'obtention des statistiques (Aller à la sélection).