comerlocal eatlocal agriculturafamilar sustentabilidade vidaencolmena agroecologia comidadeverdade communitysupportedagriculture comunidadequesustentaagricultura organicamente organicamentecsa semagrotoxicos supportlocal comerjusto lacolmenaquedicesi foodpower comermejor comer comerbien consumoresponsable localfood productoreslocales proximitat slowfood alimentacionconsciente consumosostenible cuinasaludable delhortalataula organicamente
Sabia que tem alimentos que nascem em diferentes lugares do país, assim como, existem os alimentos que são regionais, aqueles que nascem em específicas áreas que são mais propensas aquelas variedades?
Por isso, a gente exporta e importa um tantão de comida todos os dias.
Além da exportação internacional, a gente também pratica o mesmo movimento interno: as frutas que nascem no Nordeste do país, vem até SP para serem distribuídas para todo o país, inclusive, retornar ao Nordeste.
Este movimento todo, via terra, mar e céu, colabora por grande parte do desperdício, além de incentivar cada vez mais o uso de agrotóxicos ou "defensores sanitários" e outros produtos tóxicos, para que o alimento, tenha uma vida útil maior.
Imagina o processo: uma fazenda na Bahia, manda abacaxi para SP, em SP a distribuição é feita para hortifrutis, revendedores, fornecedores - que por sua vez, espalham estes abacaxis por todos os mercados.
Usamos caminhões para o transporte, caixas, plásticos.
Ai você chega no mercado, compra o abacaxi, leva até o caixa, leva para casa em mais uma sacola, põe na geladeira e lá fica, por mais alguns dias ou semana.
Nesse ponto, o abacaxi que foi provavelmente colhido antes do tempo, já tem mais que 30 dias de colheita e transportes até chegar em você. Nada sustentável.
Agora, imagina que a gente come o que nasce perto de onde moramos, recebemos do pequeno produtor, consumimos - tudo em menos de 5 dias.
Este alimento é muito mais nutritivo, saboroso, saudável e sustentável.
E a gente? se delicia comendo comida de verdade, descobrindo sabores, estimulando nossa origem de viajar para experimentar sabores novos.
Se assim a gente pensar, muitas das nossas florestas ficam preservadas.
A gente descobre um mundo imenso de comida que a gente nem sabia que existia, e descobre que, comer é algo muito mais pessoal, intimista e que a gente não precisa do mercado exclusivamente para comprar comida. .
.
#cozinhareconectiva#comerregional#organico#natural#slowfood#comerlocal#localfood#natural#vegan#vegetariano#agriculturafamiliar#sustentabilidade#saude#saudavel#natural#power#brasilidade#brasil#madeinbrasil#brasilianfood#natureza#preservacao#gratidao
COMODORO RIVADAVIA el viernes 28 estaré dando una clase con @isghpatagonia en #LucaniaPalazzoHotel y el sábado 29, al mediodía, prepararé un almuerzo en Parador Arenas de Rada Tilly.
Muy feliz de reencontrarme con mis amigos del Sur.
Nos vemos en los confines de Chubut!
#pedrolambertini #argentina #chubut #patagonia #comerlocal #productoargentino #comodororivadavia
Hoy, ya más tranquilo, dediqué la tarde a relevar productos y conversar con los productores de @festivalpeperina
Gracias Juani!
Quinua/ Porotos negros/ Sal de Jujuy/ Tomate de árbol/ harina de naranjas orgánicas/ Dominga y sus papines/ manzanas orgánicas/ dulce de leche con azafrán/ huevos
@bioconexion
#peperina #productores #somosbioconexion #comerlocal #cordoba #altagracia #pedrolambertini