nutriandreamarim dicadanutri alimentacaosaudavel nutricao nutricionista saudediaria saopaulo tatuape dieta alimentosfuncionais nutricaofuncional anemia chlorella nutricaoesportiva spirulina cognicao olgabongiovanni redetv repost alzheimer cardapiosaudavel cogumelos dietadukan flormel foconadieta frutas graodebico hipertensao omega3 verao2019 compulsaoalimentar
#ReceitadaNutri: Você sabia que o #Chucrute é um #probiótico? Pois bem, o processo de fermentação do chucrute faz com que as bactérias do tipo lactobacillus que, além de produzir o ácido lático, produzem enzimas, substâncias antibióticas e anticarcinogênicas, surjam o tornando um probiótico fácil de fazer e muitíssimo barato. Bora lá pra receita?
Ingredientes:
1 cabeça de repolho branco ou roxo;
Sal (1 ou 2 colheres de sopa);
Temperos à vontade e opcional: cominho, endro, louro, gengibre, dentre outros.
Modo de preparo:
Tire as folhas escuras de fora do repolho e as higienize bem. Corte o repolho em quatro partes, em cruz, e retire o talo central, (parte mais grossa) do repolho. Reserve. Corte em tiras fininhas e coloque em um recipiente grande e largo. Para cada camada de dois dedos de repolho, salpique uma camada fina de sal. Assim que terminar de picar o repolho, use seus punhos ou um massete para amassar as folhas de repolho já picadas. Nesse momento, você pode misturar os temperos de sua preferência. O processo de “amassar” as folhas de repolho deve ser feito até que essas folhas fiquem com aspecto de “cozido” e comece a liberar uma água.
Pegue um vidro grande, preferencialmente com fechamento hermético e vá adicionando as folhas de repolho no fundo, prensando as folhas continuamente. Preencha o vidro até cerca de um palmo para fechar. O repolho deve ficar imerso na água que ele mesmo soltou, cerca de dois centímetros acima do nível de repolho. Use as folhas de fora do repolho para isolar o repolho picado do ar. Use o miolo do repolho para criar um peso em cima do repolho. Feche o vidro, tendo atenção para que o mesmo não fique muito preso, uma vez que o processo de fermentação libera gases (e esses gases precisam sair).
Para fermentar, coloque o vidro em um armário que não receba luz direta, seja pouco usado e fique longe de fontes de calor.
Importante: a temperatura ideal para fermentar o chucrute fica entre 18 °C a 24 °C, e o processo de fermentação pode levar de 3 dias até 6 semanas, dependendo da temperatura. No caso de temperaturas mais altas, é necessário checar de dois em dois dias.
#bemestar #dicadanutri #dieta #saúde #nutriandreamarim
Falamos num post anterior, que os probióticos são microrganismos vivos da flora intestinal normal, bactérias presentes no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias nocivas à saúde.Já os Prebióticos são fibras não digeríveis, carboidratos complexos, resistentes à ação de enzimas, que fermentam no intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Sua função é estimular o aumento e/ou a atividade de um número específico de espécies bacterianas no cólon, alterando a microbiota intestinal tornando-a saudável. Não calóricos, melhoram o funcionamento do intestino, e grande aliado contra infecções, baixam o colesterol total, consequência advinda da diminuição da absorção de gorduras pelo intestino, e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Os principais prebióticos são:
#frutoologosacarídeos (FOS): presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, estimulam seletivamente o crescimento de bactérias
benéficas, incluindo os Lactobacillus e Bifidobacterium, reduzindo as bactérias patogênicas, tais como Salmonella e Clostridium.
#pectina: é uma fibra natural, encontrada nas paredes celulares das plantas e tem concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Pode ser encontrada em maior concentração nas maçãs, limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, dentre outros.
#ligninas: fibras dietéticas indigeríveis, presentes nas partes mais duras de alguns alimentos, tais como cenoura, brócolis, sementes e frutascomo o morango.
#inulina: presente na cebola, alho, na raiz da chicória, tomate, aspargos, cevada, e alcachofra; aumentam a absorção de cálcio, magnésio, e outros nutrientes.
A mistura de prebióticos e probióticos resulta nos simbióticos,
e juntos constituiem um fator multiplicativo com muito mais eficiência, melhorando a implantação e a sobrevivência de microrganismos, bem como, promovendo o equilíbrio dos componentes da #microbiota.
#nutriandreamarim
Reduza o consumo de açúcar praticando ações simples em seu dia a dia!
- Faça um Diário de consumo, e procure organizar sua ingestão de açúcar. Assim você vai equilibrar melhor seu consumo, e anotando se visualiza melhor quando seu organismo pede por ele.
- Se você aprecia um cafezinho, tire o açúcar dele ou reduza a quantidade! Faça o mesmo no preparo de bolos ou receitas que peça muitas colheradas de açúcar. -Quando pedir Sucos ou vitaminas peça que não adocem, adoce na hora que for servido e apenas o suficiente. Meça sempre.
- Corte o refrigerante, ou opte pela versão diet, mas consuma com moderação.
- Para a sobremesa, opte pelas frutas, fontes de vitaminas, fibras e minerais, são sempre a melhor opção de sobremesa no dia a dia.
- Em festas e eventos, sendo um único dia durante a semana, permita-se consumir alimentos mais calóricos.
- Evite alimentos processado. O gosto salgado desses alimentos, como por exemplo a salsicha, esconde quantidades excessivas de açúcar que eles contêm.
- Fique atento aos rótulos, neles o primeiro item sempre será o que possui maior quantidade, e evite aqueles produtos que tiverem itens como sacarose, glicose, glucose, frutose, maltose, lactose ou xarope.
- Se a vontade de comer um docinho não passar, mesmo comendo uma fruta, masque um chiclete sem açúcar. O sabor "adocicado" conjuntamente com a mastigação enganarão seu organismos e o desejo de comer doces também.
- Evite Fast Food, pois nem sempre há opções saudáveis. As opções vem sempre carregadas de açúcar, mesmo na inocente saladinha. * Lembre-se: a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo de açúcar é de 50 gramas por dia.
E não adianta reduzir só o açúcar. Controle também o consumo excessivo de outros carboidratos e gorduras.
#dicadanutri #alimentaçãosaudável #saúde #bemestar
#nutriandreamarim #tatuapé #sãopaulo
A vitamina #Q10, chamada de #Ubiquinona, é produzida naturalmente pelo organismo corpo, presentes em maior concentração no coração, rins, cérebro e fígado, e pode ser adquirida também pela alimentação.
Pela dieta, é encontrada em maior concentração nos alimentos como frango, carne bovina e suína, cavala, sardinha, nozes, grão de soja (seco ou cru verde), pistache, brócolis, espinafre, óleos de soja, gergelim, milho e algodão e feijão azuki.
Seus benefícios são: - mehora da performance esportiva, devido à produção de energia e vasodilatação, já que melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo, inclusive para o músculo;
- Regulação do crescimento e diferenciação celular;
- Aumento da disponibilidade do óxido nítrico, contribuindo na disfunção endotelial;
- anti-inflamatório;
- antioxidante;
- pele mais firme e bonita, ameniza a flacideze as rugas - Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de proteger o coração durante cirurgias cardíacas.
Para ter tais benefícios, de um modo geral, a dose de Ubiquinol CoQ10, deve ser de 100 mg diária. Pessoas com mais de 50 anos, ou possuem problemas de saúde (como doenças cardiovasculares ou problemas respiratórios) podem se beneficiar com uma dosagem entre 200 a 300 mg por dia. Uma dose de 250 a 300 mg é mais vantajoso para aqueles em uma dieta de alto teor calórico, com foco na obtenção de energia para um treino mais puxado.
#coenzimaq10 #treino #crossfit #condicionamentofisico #saúde #bemestar #nutricionista #nutriandreamarim #tatuapé #sãopaulo
Bolinhas de Frango com Espinafre e Cenoura
O frango é fonte de proteína e muito utilizado como principal fonte proteica em receitas light para o jantar.
Simbora pra receita!
Ingredientes:
150 g de filé de frango cru (corte em cubos para pegar melhor o tempero)
Meia cebola em cubos
Açafrão, manjericão, pimenta, orégano, sal e/ou os temperos de sua preferência
4 folhas de espinafre
1 cenoura pequena cozida (pode ser crua e ralada)
Modo de Preparo:
Misture os três primeiros ingredientes e reserve por uns dez minutos.Acrescente a cenoura e o espinafre e leve ao processador, liquidificador ou mixer.Bata até ficar uma massa mais consistente.Forme as bolinhas e leve ao forno alto por aproximadamente 40 minutos .
#feriado #feriadão #receitadanutri #receitalight
#foconadieta #nutricionista
#nutriandreamarim #tatuapé
#sãopaulo
Muito comum ouvir de pacientes a frase "quero ficar igual ao fulano...".
Comparar-se com pessoas que possuem um padrão inatingível por mais esforço que se faça não será de grande utilidade.
Os ditadores padrões de beleza, estabelecidos pela mídia e até redes sociais, induzem ao erro de se comparar de forma injusta. Sendo essa motivação, pra uma mudança de estilo de vida, um tanto perigosa.
Uma pessoa com um percentual de gordura de 35%, que por meio de dieta (mudança nos hábitos alimentares) e treino, pode reduzir o percentual para 20%, e continuar com esse mesmo índice, sem que nada permita uma mudança. Seria somente o efeito platô? Não, por vezes, limite metabólico. Ou seja, nem sempre o que achamos ser o ideal é o que o nosso organismo precisa.
Nessa hora muitos acabam por se utilizar de estratégias não saudáveis em busca de um percentual inadequado, inatingível, pondo em risco a própria saúde.
A comparação é saudável se você a faz baseado no seu antes e no como está agora.
Lembre - se: você é fruto dos seus genes e dos hábitos de vida que tem.
Mude seu estilo de vida e chegue ao seu melhor! Não confunda “inspiração” com comparação!
#emagrecimento #hipertrofia #crossfit #treino #alimentacaosaudavel #nutricionista
#nutriandreamarim #tatuapé #sãopaulo
A MENOPAUSA é um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas: Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória.
Nessa fase ocorre também a redução da produção de alguns hormônios, e dificuldade para perder gordura e ganhar massa magra, bem como um risco maior de ter osteopenia e osteoporose.
A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes amenizam as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.
A musculação seria um excelente exercício para essa fase, uma vez que auxilia na parte óssea e muscular, assim como na perda de gordura.
Uma alimentação equilibrada, assim como atividade física são fundamentais para a saúde e qualidade de vida!
#menopausa #alimentaçãosaudável #dieta #treino #atividadefisica #nutrição
#nutriandreamarim #tatuapé #sãopaulo